segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aleatório

Às vezes me pergunto o que é fé. A única fé que acredito é a que me faz acreditar em mim mesma, não em 'algo maior'. Religião pra mim é um passatempo. Não me entendam mal, eu praticamente morei na igreja por mais de uma década, mas após muito questioná-la, me deixei levar pelo sentimento. Não foi em vão, sem dúvidas! Já que muito o que sei hoje aprendi tirando exemplos da Bíblia. Mas, fazer o quê?, não consigo mais pensar que apenas um ser poderoso pode tomar conta desse caus que é o mundo, o que me leva à milotogia grega. Sim, acredito plenamente em mitologia grega, que foi, na verdade, a base de tudo antes da religião monoteísta. A idéia de vários Deuses juntos decidindo o rumo do mundo me faz pensar que a política é uma tentativa de se proclamar um Deus, pelo menos em seu país, não que eles sejam, pelo contrário. Acredito que houve uma guerra entre os Deuses, Titãs, Semi-Deuses... Tudo parece muito real e confortante. Uma leve confissão: nos momentos de tensão durante as provas, custumo abaixar a cabeça e pedir ajuda à Atena, Deusa da sabedoria e da serenidade, para que eu consiga completar a prova da melhor forma possível. Mas essa minha incerteza não é somente com a religião; muitos outros assuntos me tiram o sossego e me fazem perder o sono em inúmeros pensamentos com base em fatos confirmados como falsos ou verdadeiros.
Se apegar a religião é uma forma de nós, seres humanos, tentarmos nos sentir um pouco melhores quanto a derrota. Muitas vezes se é dito quando algo semelhante acontece 'Se foi assim, é porque Deus tem outros planos', jamais alguém chega de cara limpa dizendo 'Fui eu, eu que não me esforcei o suficiente, o quanto eu poderia ter me esforçado para ter conseguido realizar o que pretendia'. Uma vez ou outra podemos falar essas mesmas palavras, mas quanto mais pudermos evitá-las, mais fortes nos sentiremos. Nesse caso, a tal 'fé' acaba fazendo com que você não seja inteiramente derrotado. Há casos contrários, que te fazem sentir incapaz, impossibilitado de fazer qualquer coisa, o que quer que seja. Isso é o que me deixa mais inconformada; achar que não tem como reverter tal situação. Por mais dificil que seja, todos podemos reverter a pior das situações, basta acreditarmos em nós, e não pedir ajuda de 'algo maior'. Se você tem capacidade para fazer sozinho, faça; não deixe que nada nem ninguém tire isso da sua cabeça; tente e, se não conseguir, tente novamente. Você vai perceber o que você errou e não vai mais cometer aquele erro. E se, eventualmente, alguém duvidar de você, não ligue. A dúvida é fruto das incertezas que cercam aqueles que menos força tem de alcançar o mesmo objetivo que você, tentando pôr nas nossas cabeças pensamentos que tirarão nosso foco e farão com que eles possam realizar aquilo que você é capaz de fazer, apenas não o fez.
Fica aqui minha dica pra vocês, e quero que vocês me dêem sua opinião. Deixei passar alguma coisa? Discorda de mim? Comente e diga o que acha.
Um beijo para vocês, obrigada por lerem o blog e um beijo especial pra Mariana Tinoco e Ana Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário